Cases de Sucesso

Sistema da BluePex soluciona problema de blacklist de e-mails para Chevrolet Nova

Para uma companhia cuja rotina produtiva depende de um alto fluxo de e-mails, se manter fora das blacklists (listas que reúnem endereços de IP bloqueados, que são automaticamente classificados como SPAM) é uma questão essencial para manter os bons resultados financeiros e operacionais.

Quando, em outubro de 2012, Fabiano Rennó assumiu a gerência de TI da Chevrolet Nova, concessionária de veículos com sete lojas sediadas em São Paulo, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Campinas, o grande desafio do departamento de tecnologia era justamente conseguir resolver este problema: de que muitas das mensagens de e-mails enviadas acabavam caindo em um limbo virtual, não chegando nunca ao destinatário ou sendo encaminhadas para o lixo eletrônico deste usuário.

Para solucionar este empecilho operacional, Rennó contratou a BluePex, empresa que desenvolve soluções de segurança da informação para o mercado corporativo com foco em defesa, controle e disponibilidade. Construíram de forma conjunta novas regras no firewall e rapidamente a reputação das contas de e-mail da Chevrolet Nova começou a melhorar. “Quando contratamos a BluePex nosso ‘e-mail reputation’ era por volta de 36. Depois da incorporação das tecnologias de UTM Firewall e antispam, saltamos para o valor máximo: 100”, comenta.

O gerente de TI classifica o alto volume de e-mails trocados tanto com a General Motors quanto com grandes empresas para as quais a Chevrolet Nova fornece veículos, como Natura, Pfizer e locadoras de carros, o maior gargalo possível na operação. “A empresa faz dinheiro nestas vendas externas e todas elas dependem de um fluxo saudável de e-mails. Se hoje por algum motivo o servidor de e-mails tivesse um problema e parasse de funcionar, todo o departamento de vendas externas pararia junto”, diz.

Hoje a Chevrolet Nova utiliza o serviço da BluePex para 700 contas de e-mail e antispam. Para Rennó, o suporte é outro destaque. “Sempre que eu precisei, fui atendido prontamente. Uma coisa que eu acho positiva é falar com o mesmo atendente até a completa resolução do problema: facilita demais não precisar explicar o que aconteceu desde o início porque o suporte já têm conhecimento de tudo o que aconteceu. E a BluePex é uma empresa que não fica estagnada, está sempre evoluindo, o sistema tem atualizações constantes, o que nos deixa bastante tranquilos”, finaliza. 

Sobre a BluePex

Uma das principais empresas da área de segurança da informação, a BluePex é considerada pelo Ministério da Defesa uma Empresa Estratégica de Defesa (EED). Com mais de 20 anos de mercado e mil clientes ativos, a BluePex desenvolve soluções de segurança da informação para o mercado corporativo com foco em segurança, controle e disponibilidade. Como uma one stop shop de produtos do segmento de segurança, oferece tecnologias inovadoras, completas, intuitivas e totalmente em nuvem. Desde 2018, a BluePex oferece a plataforma BluePex Cloud Suite, que contempla todos os recursos que o responsável pela tecnologia da informação precisa para garantir a proteção e disponibilidade da rede corporativa, além da produtividade das equipes. Entre os recursos da plataforma, uma das primeiras em nível mundial a ser 100% em nuvem, estão o gerenciamento integrado e inteligente de serviços, firewall, antispam, nuvem de backup, monitor de data center, controle e proteção de endpoints e servidores. Quando necessários, também fornece hardwares próprios, que são oferecidos na modalidade de Hardware Como Serviço (HaaS).